quinta-feira, 20 de abril de 2006

Ser afetado...


Háptico (tato ativo) *** é um sistema perceptivo complexo, encarregado de apreender e codificar o estímulo que chega aos receptores cutâneos e cinestésicos. Por percepção háptica se entiende la combinación de la información adquirida a través de la piel que recubre el cuerpo humano y la información obtenida a través del movimiento , o sentido cinestésico\".. \"Se trata de um sistema perceptivo complexo que incorpora e combina informações a partir de distintos subsistemas tácteis, como o cutâneo (percepção da pressão e da vibração), o sistema térmico e as terminações nervosas da dor. Além disso, o sistema háptico inclui também o sistema cinestésico que processa informação sobre a posição e o movimento por meio de receptores existentes em articulações do corpo, músculos e tendões."

O uso ativo do tato para “buscar e adquirir informação” tem sido denominado ***“tato háptico”***. O “sistema háptico” tem sido definido como um sistema perceptual distinto, orientado à discriminação e ao reconhecimento dos objetos por intermédio da manipulação em vez do olhar.
"...É uma aprendizagem ***háptico (do grego ‘haptikós’), que significa táctil***, ou tocar as mãos e também com nosso espírito, submersão na ação para vive-la e, por assim dizer, apalpa-la, faze-la nossa"
http://www.proz.com/kudoz/1235971

Nenhum comentário: