sexta-feira, 31 de março de 2006

Porque me contradigo?


Porque me contradigo? Pois bem, me contradigo, sou vasto, contenho multidões” Walt Whitman.
“Temos a arte para que a verdade não nos destrua” Fiedrich Nietzsche.

No projeto clássico e também no projeto moderno a tarefa do arquiteto consiste em ordenar. A finalidade da ordem clássica ou moderna é produzir um objeto que não seja contraditório. A não-contradição é um dos princípios lógicos do processo de conhecimento de Arsitóteles, quais sejam: da identidade, da não contradição e do terceiro excluído,
* A lógica da matemática adota como regras fundamentais do pensamento os dois seguintes princípios (ou axiomas): princípio da não contradição : uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo./ princípio do terceiro excluído : toda proposição ou é verdadeira ou é falsa, verifica-se sempre um destes casos e nunca um terceiro.
Na arquitetura contemporânea ocorre a superação da ordem como controle e da idéia de forma como figuração. O controle se faz mais sutil, menos evidente; prescinde-se da geometria e nem imposições visuais para se manter estados relacionais adequadas. Aspira-se sistemas baseados em controle aberto mais que ordens fechadas (Manuel Gausa).

Termos:
Contradição: Ato ou efeito de contradizer(-se). Dito, procedimento ou atitude oposta ao que se tinha dito, ou a que se adotara anteriormente; falta de nexo ou de lógica; incoerência, discrepância; oposição às opiniões, idéias e sentimentos de outrem; objeção, desacordo.
Contraposição: Antinomia, antinomismo, assimetria, contradição, contradita, contraste, desconformidade, desencontro, desequilíbrio, desigualdade, desproporção, desuniformidade, discordância, discrepância, disparidade, dissemelhança, divergência, diversidade, incoerência, incompatibilidade, inconformidade, incongruência, oposição, polarização; ver tb. sinonímia de desinteligência / discrepância entre pontos de vista; desacordo, desentendimento.
Antinomia: contradição entre quaisquer princípios ou doutrinas. Posição ou disposição totalmente contrária; oposição.
Complexo: Diz-se de ou conjunto, tomado como um todo mais ou menos coerente, cujos componentes funcionam entre si em numerosas relações de interdependência ou de subordinação, de apreensão muitas vezes difícil pelo intelecto e que apresentam diversos aspectos.
Simples: que não é composto, múltiplo ou desdobrado em partes; que é feito de um elemento básico, que não se compõe de partes ou substâncias diferentes; singelo; que evita ornamentos dispensáveis; desprovido de elementos acessórios; que é elementar, não apresentando qualquer embaraço para sua compreensão; isento de significações secundárias; mero, puro; que não é acompanhado ou auxiliado por outrem; só, único; que não é sofisticado; modesto, singelo; habitual, comum; sem luxo, sem ostentação; singelo, modesto; que é espontâneo, franco e ignora simulações ou fingimento.
Etimologia: do latim singelo, não composto, só, único, que só é dobrado uma vez, tendo tomado o sentido moral de não complicado. Do latim sim (o mesmo que figura em singular) mais plex (que se dobra).
Coerência: Qualidade, condição ou estado de coerente; ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas idéias; relação harmônica, conexão; congruência, harmonia de uma coisa com o fim a que se destina; uniformidade no proceder, igualdade de ânimo.

“As paixões nos remetem à produção, a produção à subjetividade, a subjetividade à potência do desejo, a potência do desejo ao sistema de enunciação, a enunciação à expressão, indo da expressão subjetiva à superfície do mundo pelo ato que se revela no sentido, que é uma abstração. E essa abstração é novamente desejo. Impressão de eterno retorno. Mas o que conta é menos essa circularidade dos signos do que a multiplicidade dos círculos, porque o signo não remete apenas ao signo em um mesmo círculo, mas de um círculo a outro ou de uma espiral a outra". (Gilles Deleuze, Félix Guattari: Mil Platôs).

Um comentário:

o espantalho disse...

olá Clara,
estou com um blog de poesias e letras de música de minha autoria, vou atualizando ele a medida que dá...

dê uma olhadinha e digas o que achas

achoquevimpratever.blogspot.com (principal)

johnnynoarm.blogspot.com

Bruno Lima