sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sistemas de Participação social no Conexões Globais 2.0. dia 28/01

"""No primeiro painel do evento, que aconteceu nesta quinta-feira (26) das 14 às 16 horas, os participantes discutiram a importância da criação de "Sistemas de Participação" social. Franco Bartolacci, professor de Ciência Política da Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, afirmou que a democracia é algo em construção permanente e que a iniciativa de abertura de canais de diálogo deve partir tanto dos governos quanto da população. "A democracia é um território de conquista que exige uma cidadania informada, uma cidadania ativa". Para o Bartolacci, a criação de mecanismos de participação "é um processo do Estado, que deve abrir portas, mas é também um processo da sociedade civil, que deve tomá-lo como seu". """ ver link completo #fstematico

Franco Bartolacci também afirma que a política tem que mudar mas o que mais custa a mudar é a política. é preciso ainda pensar os movimentos, os tipos de movimento, maneiras de pensar diferenças, articulação entre agendas das pessoas, grupos, populações e governo.
Democracia exige outro tipo de compromisso como observa o texto do site do #FST2012: cidadania informada e ativa. Participação na deliberação, na decisão e no controle faz o povo governar. Bartolacci questiona: como construir a polis contemporânea??

Nenhum comentário: