quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Da Primavera Árabe à internet na construção da Democracia 2.0: Antônio Martins

Da Primavera Árabe à internet na construção da Democracia 2.0 no Conexões Globais 2.0, no dia 25 de janeiro, na Casa de Cultura Mário Quintana parte do Fórum Social Temático

Antônio Martins, jornalista por um mundo pós-jornais. Ativista por uma democracia que torne a representação supérflua. Criador do Le Monde Diplomatique Brasil e do Outras Palavras. Antônio Martins explica que um pós-jornalista oferece elementos para a atransformação da realidade. Aponta sinais de miséria da democracia, de sua descontrução, delineada pela destruição do Estado do Bem Estar Social sem o menor debate com a sociedade. Diz que este é um período ruim para a cidadania. Mas Antônio Martins lista uma série de projetos coletivos que excluem mediações, intermediações. Neste contexto, aparecem indícios para construção renovada da democracia.
Antônio Martins recusa a idéia de representação no exercício da democracia, política não se faz de dois em dois anos mediante representação, política é ação concreta! Levanta que pontos de atrito, pontos de contato devem ser compreendidos para solução de problemas, por exemplo, como incidir no Estado?
Novas relações, novas relações com a natureza, reformas que passem por mobilizações, que as decisões sobre assuntos públicos sejam ampliadas à maneira de plebiscitos.
Neste ponto Marcelo Branco, mediador desta mesa, intervém: “As desintermediações chegaram a política, fruto da revolução digital”. Levanta a questão de delinear uma agenda da desintermediação e os mecanismos da pós-revolta.


Nenhum comentário: