quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Black blocs RJ no dia do professor 2013

Tinha tempo que eu não sentia medo. Hoje eu tive. Obrigado pelo favor, polícia militar. Basicamente, os Black Blocks existem, entre outros propósitos, pra impedir que a polícia chegue aos manifestantes. (Você pode acreditar na grande mídia se quiser. Que se foda. Mas, sim, eles separam a polícia despreparada e violenta dos manifestantes). Acontece que hoje tudo foi muito peculiar. Ao final da LINDA manifestação de apoio aos mestres, os BBs fram para a Câmara, como de costume, mas não encostaram no prédio. Nenhuma manifestação (que é legítima e justa) mais extremada. Nada. Juntaram a sua bandeira negra às bandeiras de sindicatos, movimentos LGBT e Feminista e de partidos de esquerda. Um BB jogou uma pedra nos policias e foi segurado pelos outros. Não entendi até me explicarem: A manifestação BB aquele dia seria pacífica. Decidiram que todo o destaque deveria ser para os professores. Por cerca de uma hora o enorme grupo de cerca de 500 pessoas fecharam as laterias da Câmara, onde estava a polícia, mas não fizeram nada.

Hora de dispersar, os BBs dividiram os grupos. Metade foi no sentido da Araújo Porto Alegre. A outra metade esperava para dispersar. E, sem nada ser quebrado, sem nada acontecer, vieram as bombas. E não eram bombinhas não. A tal nova bomba do Choque é assustadora. O barulho é ensurdecedor. Efeito 
mediato: pânico completo e generalizado. Os BBs saíram da Araújo. Pronto. A polícia conseguiu o que queria. Não exatamente. Entraram pela Cinelândia e distribuíram bombas. Os manifestantes fugiram para a Lapa. O Choque, posicionado também na frente do prédio do Eike Batista (pq será?) começou a atirar nas pessoas que corriam. Fomos pra Lapa. A ideia era ir para a Glória pegar o metrô. Mas o Choque não vinha só por trás. Já esperavam na Rua da Lapa e Augusto Severo. Estava armada a emboscada aos manifestantes. Primeira vez que vi minha amiga, que é a figura mais calma em manifestações, com medo de verdade. Correndo abaixados debaixo de bala de borracha, conseguimos entrar em uma rua paralela e entrar em um bar. 

Cheguei em casa cerca de duas horas depois de ter deixado a manifestação debaixo de bomba e ter sido cercado com tiro vindo de todo lado em cima de pessoas desesperadas correndo, gritando, se trombando em sentidos opostos. Duas horas depois de deixar uma manifestação que, dessa vez, mesmo com BBs (que, repito, se manifestam de forma extremada com razão), foi sim pacífica. Ligo a TV e as notícias parecem ser de uma outra manifestação: Policiais reagiram ao "vandalismo". Mascarados protestavam sozinhos por outro motivo que não aqueles dos demais manifestantes. Cinco mil pessoas nas mesmas ruas que eu vi entupidas de, no mínimo, 10 ou 15 mil ou mais. Pessoas que estavam paradas, sentadas na escadaria da Câmara estão sendo presas por nenhum motivo. As barracas da ocupação foram reviradas pelo chão. Sério... Tá tudo muito errado. Muito. E precisa parar. O governo precisa ceder. Dilma, Cabral e Paes estão jogando a cidade de volta aos anos negros da ditadura. Ainda que a TV diga que não. 

Foto: Coletivo Carranca via Rodrigo Mariano Facebook

Nenhum comentário: