"Não se resolvem problemas tranferindo-os aos outros" Abby Warburg
Na constituição do método de Bergson (discutida por Deleuze) distingue-se a posição e a criação de problemas. “(...) reconciliar a verdade e criação no nível dos problemas”. Segundo este critério é um equívoco considerar que o verdadeiro e o falso concernem somente às soluções. Outro equívoco, considerado infantil, é que o professor coloque os problemas, cabendo ao aluno a descoberta das soluções. Argumentam que a verdadeira liberdade está na constituição dos próprios problemas.
Na constituição do método de Bergson (discutida por Deleuze) distingue-se a posição e a criação de problemas. “(...) reconciliar a verdade e criação no nível dos problemas”. Segundo este critério é um equívoco considerar que o verdadeiro e o falso concernem somente às soluções. Outro equívoco, considerado infantil, é que o professor coloque os problemas, cabendo ao aluno a descoberta das soluções. Argumentam que a verdadeira liberdade está na constituição dos próprios problemas.
“A verdade é que se trata, em filosofia e mesmo alhures [é o nosso caso], de encontrar o problema e, por conseguinte, de colocá-lo, mais ainda do que resolvê-lo. Com efeito o problema especulativo é bem resolvido desde que bem colocado. (...). Mas colocar o problema não é simplesmente descobrir (desvelar), é inventar. (...) o esforço de invenção consiste mais freqüentemente em suscitar o problema, em criar os termos nos quais ele se colocará”. (Bergsonismo - Gilles Deleuze - Editora 34).
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