Após a realização das ações ambientais abaixo descritas, no Bairro Floresta, Vitória, ES, Brasil, está prevista a implantação dessa praça projetada pelos componentes do Célula Emau- Escritório Modelo dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, o projeto é desenvolvido por meus alunos: Bruno Bowen, Renan Grisoni, Leticia Barcellos e outros com a consultoria dos meus colegas do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes: Paulo Vargas e Karla Caser
Nas ações ambientais no Território do Bem, comunidade, lideranças, técnicos do governo PMV, empresas, organizações não-governamentais: Arte Idéias, profissionais, universidade, nós do Emau e voluntários em geral juntos desejamos e vamos transformar pontos sujos de lixo em espaços melhores, mais saudáveis, mais bonitos, para serem cuidados como bem-comum pela comunidade.
Abaixo, estudos da Praça. Se for executada (e vai ser), os recursos esperados virão da PMV- Prefeitura Municipal de Vitória, Espírito Santo, Brasil.
SEJAM BEM VINDOS PARA ESTA TRANSFORMAÇÃO. POR UM ESPAÇO, UMA RUA, UM BAIRRO... UM MUNDO MELHOR SEJA VOCÊ TAMBÉM UM EDUCADOR AMBIENTAL! Local/Município/UF: Território do Bem / Poligonal 1: Bairros São Bnedito, Jaburu, Floresta, Engenharia, Itararé, Conceição, Bairro da Penha / Vitória - ES Data de Realização do Mutirão: 5 a 20 de janeiro de 2011
domingo, 19 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Ecos do Bem realiza Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos
O projeto Ecos do Bem selecionado em setembro/2010, pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - e pela Caixa Econômica Federal por contribuir com os ODM – Objetivos do Milênio -, promove o “Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos”, que acontece de 05 a 20 de janeiro de 2011.
Essa iniciativa visa enfrentar o problema do lixo no Território do Bem. A idéia é sensibilizar os moradores dos entornos dos pontos sujos de lixo, a partir da realização de campanhas de educação ambiental.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Ideias, Denise Biscotto, o Mutirão do Bem irá formar multiplicadores de boas práticas, incluindo a separação e destinação adequada – e na hora certa – dos lixos secos e úmidos.
Os trabalhos de Educação Ambiental terão como pontos de partida, eventos comunitários de mobilização. Serão realizados cinco Cafés Comunitários, sendo que no dia 05/01, será em Jaburu; 07/01, em Floresta; 12/01 em Itararé; 14/01 em Bairro da Penha e 18/01 em São Benedito.
Também farão parte da programação atividades lúdicas e visitas domiciliares – de porta em porta.
A meta é que 60% da população do Território seja alcançada e sensibilizada, direta ou indiretamente, pela mobilização.
O Fórum Comunitário - Fórum Bem Maior - conduzirá os processos de sensibilização e de educação ambiental.
O “Mutirão do Bem – Valorizando o Lugar que Vivemos”, tem como executor a Associação Ateliê de Idéias em parceria com o Fórum Bem Maior, o CISV (entidade internacional com comprovada expertise na gestão de recursos humanos voluntários), o EMAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo) e a Prefeitura Municipal de Vitória.
Somando força entra a parceria do Comitê de Voluntários do Banco do Brasil, da ONG Moradia e Cidadania, entre outros para realizar uma ação mobilizadora, além de uma ampla campanha, com a participação de voluntários qualificados e atores locais.
O Projeto Ecos do Bem
A iniciativa de viabilizar o Ecos do Bem surgiu de uma demanda da própria comunidade a partir do planejamento estratégico participativo do Território do Bem - Plano Bem Maior, em que uma série ações para o desenvolvimento local, foram desenhadas e determinadas. Assim o projeto tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento local de modo sustentável no Território do Bem/ Poligonal 1, em Vitória, a partir da mobilização comunitária e da realização de campanhas de educação ambiental com foco na separação e destinação eficiente dos lixos (seco e úmido).
Assinar:
Postagens (Atom)